Informações

Senhora do Carmo, Estrela dos Caminhos

A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo foi instituída para comemorar a sua aparição a São Simão Stock, em 16 de julho de 1251. Enquanto os Carmelitas cantavam o hino da Salve Regina, a Virgem Maria apareceu e prometeu ser a sua Estrela do Mar.

Os Carmelitas Descalços e o Comando Territorial de Viana do Castelo homenagearam a sua Padroeira, Nossa Senhora do Carmo com a Procissão Solene das velas, neste dia 15, segunda-feira e, no dia 16, terça-feira, com a missa Solene na presença do senhor Bispo D. João Lavrador, Bispo, da diocese de Viana do Castelo.


Preservando a tradição nesta cidade de Viana do Castelo, a Procissão Solene de velas foi encabeçada por dois binómios de Cavalaria da GNR, seguida pela Cruz do Convento Carmo, depois pelos Estandartes de Nossa Senhora do Carmo transportado pelos leigos carmelitas, o do Menino Jesus de Praga transportado pelas Guias da Meadela e o do Escapulário pelo Grupo de peregrinos de Fátima.

Seguidamente, os Andores de Santa Teresa de Jesus, fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, transportado por senhoras da Abelheira e acompanhado por um grupo do Lar Santa Teresa, o andor de São João da Cruz transportado e acompanhado por pessoas da Ribeira e o andor de Nossa Senhora do Carmo transportado por homens da Abelheira e militares da GNR, tendo este Guarda de Honra da GNR.

Como também já é tradição, a passagem pelo Bairro do jardim e Capela do Senhor do Alívio, na Abelheira, foi um momento emocionante e de grande beleza, fruto do trabalho devoto e dedicado dos moradores que acendem dezenas de velas nos passeios e parapeitos de janelas e constroem tapetes de flores e pétalas no percurso da procissão, acontecendo nesses locais breves meditações realizadas pela comunidade carmelita, do Convento do Carmo.

Está terça-feira, as 21horas encerram-se as Festas de Nossa Senhora do Carmo com a missa solene presidida pelo nosso Bispo D. João Lavrador, com a participação do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *