Informações

Neste novo confinamento

Existem duas coisas sumamente importantes na nossa vida: a presença de Deus e a abertura de coração. O Coração Descalço é a espiritualidade da Presença de Deus. No ritmo do dia a dia, em cada uma de nossas atividades, a Presença é um impulso do coração, é um meditar como diz a regra do Carmelo «dia e noite na lei do Senhor e vigiando em oração».

Nos passos da vida somos acompanhados pelos místicos do Carmelo Descalço, que nos ajudam a sentar-nos à mesa deste mundo na Presença de Deus e a decidir aquilo que o nosso coração pode oferecer. A fonte está na escuta da Palavra de Deus mantida em nosso coração, torna-se uma luz que ilumina as atividades do dia, no trabalho ou no descanso, nas alegrias ou nas tristezas. O tempo livre que dedicamos à oração coloca-nos diariamente na presença do Deus vivo, que nos conduz ao fortalecimento da nossa amizade com Cristo. 

A nossa oração silenciosa constitui esse momento privilegiado deste encontro pessoal de amizade. A presença de Deus prepara a nossa mente para saborear a intimidade divina. As tempestades da vida são lugares propícios para procurar Deus. Temos de considerar que somos invadidos por esta imensa realidade divina, que nos cerca de todos os lados. Então, diremos a nós mesmos «quem é» que não se satisfaz com uma presença indiferente, está constantemente olhando para nós. Infelizmente, não podemos sonhar em responder a esse olhar com um olhar, porque somos como os cegos diante de Deus. Teremos que ir até Ele usando mil e um meios, imitando a tentativa e erro dos cegos. Se formos fiéis, chegaremos a «ver sem ver» e, nas trevas da fé, a face de Deus se iluminará para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *