Informações

Atitudes!

Vamos iniciar o tempo da Quaresma, um tempo para cairmos na conta de quem somos, de sentirmos a respiração que trespassa todo o nosso corpo e mantém vivo o nosso coração.

Neste tempo de pandemia, que estamos a viver existem caminhos curtos, «atitudes» para uma vivência diferente do tempo presente. O pouco esforço humano que elas supõem, a maior parte das vezes não as consideramos orações, mas que, no entanto, podem ser praticadas assim que possível e dão lucro enquanto esse lucro durar. 

Em certos dias, oramos com a única preocupação de ouvir: ouvir Deus sem dizer nada. Sentimos pesar de coração, cansamo-nos inutilmente quando tentámos produzir afetos ou impulsos. Isto seria falta de simplicidade? Vamos então ficar em silêncio diante de Deus. O místico São João da Cruz diz -nos «que a memória é silenciosa e que apenas a escuta do espírito está em silêncio, apontando para Deus».

Ouvir Deus é um bom método e dedicar a nossa oração a contempla-Lo é proveitoso. A mística Santa Teresa de Jesus recorda-nos «que ele [Jesus] espera que olhemos para ele». Estás alegre? Contempla o ressuscitado; Que esplendor! Que beleza! Que majestade! 

Estás sob o peso da dor e da tristeza? Observa-O no Jardim das Oliveiras. Esquecerás os teus sofrimentos porque virarás a cabeça para olhá-Lo. O místico São João da Cruz dá-nos mais um conselho: «Fixa o teu olhar no amor de Deus, sem te preocupares de ouvir algo diferente dele».

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *